Uma vida saudável pode prolongar sua vida

Você já ouviu dizer que se exercitar, escolher uma dieta saudável, manter um peso adequado à sua altura, não fumar e reduzir o consumo de álcool pode ser muito bom para a sua saúde?

Parece até senso comum, não é? E por que você não segue esses conselhos?

Talvez seja porque você tem exemplo de uma pessoa que bebeu álcool a vida toda e tem 90 anos. Talvez você conheça alguém que sempre comeu porcaria e está ótimo aos 80. Ou talvez seja por causa daquele vovô que nunca caminhou 300 metros, e está super ativo.

A questão é que todos esses exemplos são pontuais. E a ciência não está preocupada com casos específicos e pontuais. A ciência quer saber o que acontece para a maioria das pessoas.

Por causa disso um grupo de cientistas nos Estados Unidos resolveu investigar um grande número de pessoas. Os cientistas queriam entender se hábitos saudáveis poderiam estar associados com uma maior expectativa de vida.

Para tal, foi comparada a expectativa de vida de milhares de adultos que tinham ou não alguns hábitos saudáveis. Os hábitos saudáveis eram os seguintes:

  • Nunca ter fumado;
  • Ter índice de massa corporal entre 18.5 e 24.9 kg/m2;
  • Fazer, pelo menos, 30 minutos por dia de exercício físico moderado;
  • Consumir álcool forma moderada (não mais de 1 drink por dia para as mulheres e não mais de 2 drinks por dia para os homens);
  • Ter uma dieta de alta qualidade (consumo de frutas e vegetais, baixa ingestão de sal, açúcar e carnes vermelhas, etc).

O estudo avaliou as pessoas por 34 anos e registrou a morte de 42.167 participantes. Lembre-se que esses dados são de pessoas nos Estados Unidos, onde a expectativa de vida é em torno de 81 anos para mulheres e 76 anos para homens. Isto é uma expectativa de vida alta, se comparado a diversos outros países. Mesmo assim, os achado são bastante relevantes.

Foi observado que uma mulher de 50 anos com os 5 hábitos saudáveis descritos acima viveria até os 93 anos, em média. Por outro lado, uma mulher sem nenhum dos hábitos saudáveis viveria somente até os 79 anos de idade.

Em relação aos homens, aqueles com os hábitos saudáveis teriam uma expectativa de vida de 88 anos. Homens sem esses hábitos viveriam somente 76 anos.

Então, ter hábitos saudáveis pode aumentar sua vida em 14 anos para as mulheres e 12 para os homens. Impressionante, não é?

Talvez você não consiga incorporar todos os hábitos mencionados acima na sua vida. A questão é que o estudo está comparando os dois extremos: indivíduos com todos os hábitos e indivíduos sem nenhum desses hábitos. É muito provável que nós consigamos melhorar nossa expectativa de vida incorporando alguns hábitos saudáveis. E, mesmo que  às vezes cometamos deslizes, que haja força de vontade para melhorar alimentação, fazer exercício, diminuir o álcool, ou parar de fumar.

 

REFERÊNCIA

Li Y, Pan A, Wang DD, Liu X, Dhana K, Franco OH, Kaptoge S, Di Angelantonio E, Stampfer M, Willett WC, Hu FB. Impact of Healthy Lifestyle Factors on Life Expectancies in the US PopulationCirculation. 2018.

Facebook Comments
COMPARTILHAR: