Pesquisa Aeroespacial: Guitarras Ovation

Para melhorar sua experiência, escute o áudio do vídeo abaixo enquanto lê este texto:

Provavelmente, a última coisa que você associa ao som de um violão é a pesquisa espacial, certo? Pois, por mais incrível e inusitado que possa parecer, até neles há o resultado desse tipo de pesquisa! Hoje você vai conhecer o caso da Ovation Guitars e seu belo relacionamento com a exploração espacial. 

Entendendo as vibrações

Kaman Aircraf, fundada por Charles Kaman na década de 40, é uma empresa que fabrica helicópteros e afins, utilizando e desenvolvendo tecnologia aeroespacial. Depois de passar por alguns problemas financeiros 20 anos depois de sua fundação, a empresa começou a diversificar seus investimentos. Foi então que Charles, que era guitarrista de nível profissional, funda a Ovation Guitars utilizando todo o know-how adquirido na Kaman Aircraft.

Um dos maiores problemas que um helicóptero enfrenta é a propagação das vibrações produzidas pelo rotor. Essas vibrações podem percorrer pelas diversas peças que compõem a máquina, podendo causar problemas. Especialmente quando o helicóptero alça voo, essas vibrações podem representar perigo real para integridade do veículo e de seus tripulantes, já que essas vibrações são parcialmente refletidas pelo solo e tudo começa a ressoar. Um exemplo disso se vê nesse vídeo, que mostra um helicóptero do corpo de bombeiros de Belém do Pará entrando em ressonância.

Impressionante, né? Para evitar que isso aconteça, é necessário que se equipe o helicóptero com sistemas que sejam capazes de reduzir a propagação das vibrações produzidas pelo rotor. A Karman Aircraft investiu bastante tempo e dinheiro, por muitos anos, para produzir essa tecnologia. Entre outros tantos dispositivos criados para atingir esse fim, foi necessário desenvolver um analisador de frequências especial. E esse mesmo equipamento, na década de 60, foi utilizado para analisar os padrões de vibração de violões com o objetivo de compreender cientificamente o que é um som excelente e, posteriormente, como deve ser a constituição física de uma fonte capaz de produzi-lo. 

Em busca do som perfeito

Depois de dois anos de análises, os engenheiros foram capazes de reconhecer qual seria o formato ideal para um violão que fosse capaz de produzir um som “perfeito”. O problema é que esse formato era impossível de ser moldado na madeira! E agora? A resposta veio do desenvolvimento aeroespacial. A Ovation Guitars, constrói, em 1964 uma guitarra composta de materiais utilizados na fabricação de aeronaves. Eram materiais leves, fortes e muito duráveis que agora poderiam estar nas mãos de músicos profissionais, ou algum aventureiro que tivesse muito dinheiro para investir em um instrumento musical caríssimo. Recentemente, a indústria que passou a produzir esse tipo de material em larga escala tornou possível a produção de violões de baixo custo e que fazem uso de toda essa tecnologia agregada.  

Figura 1: Foto que ilustra os 3 modelos mais vendidos na década de 70 pela Ovation.

Essa história é encontrada nas páginas 34 e 35 do Anuário de 1978 de Spinoffs da NASA. Lá é dito e aqui traduzido: “A história da Ovation é um excelente exemplo de spinoff (tecnologia derivada) porque ilustra diversas nuances em relação à reutilização da tecnologia. Isso mostra, por exemplo, a universalidade do spinoff, seu alcance em praticamente todas as avenidas da existência cotidiana. Frequentemente, como é o caso aqui, a aplicação secundária é surpreendentemente distinta da aplicação original da qual foi concebida”.  Mais uma história para a nossa série “Pesquisa Aeroespacial”!

O que você achou sobre esse artigo? Comente e compartilhe!

REFERÊNCIA

NASA. 1978 Spinoff Anual Report. Acesso: em 23 de Agosto de 2017.

Facebook Comments
COMPARTILHAR: