Os pets podem ajudar nossa saúde

Ninguém pode discordar que a COVID-19 virou nosso mundo de cabeça para baixo. Preocupações com a saúde, alterações na rotina e o distanciamento social são fatores que, hoje, geram estresse e ansiedade em muitos. Se você está procurando formas para lidar com tudo isto, saiba que seu pet pode ser seu melhor aliado. Estudos mostram que a relação que temos com nossos animais de estimação traz benefícios para nossa saúde mental. Redução da ansiedade, do estresse e do sentimento de solidão são alguns dos benefícios descritos. Neste artigo falaremos mais sobre esses e outros trunfos de ter um pet em tempos de pandemia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia da COVID-19 tem produzido medo e preocupação na população. A atual situação pode impactar a saúde mental das pessoas, produzindo estresse e ansiedade. O distanciamento social e as demais alterações na nossa rotina também podem aumentar os casos de depressão, solidão e do uso abusivo de álcool e outras substâncias.

Figura 1: COVID-19 e saúde mental. Fonte: Pixabay
Pet na saúde

A saúde mental é componente essencial da nossa saúde. Segundo um estudo do Human Animal Bond Research Institute (HABRI), com 2.000 pessoas com pets, 74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação. Além disso, 75% relatam melhora da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença de um pet.

Passar a ter um cão se associa a menos problemas de saúde (como dores de cabeça, dificuldades para dormir e se concentrar) e alívio do sentimento de solidão por meses após a adoção. Em idosos, o impacto de uma perda social (morte ou divórcio do cônjuge) é atenuado pela presença de um pet. Após a perda social, idosos com animais de estimação relatam menos sintomas de depressão e sentimentos de solidão quando comparados a idosos sem um companheiro de quatro patas.

Figura 2: Ter um animal de estimação traz diversos benefícios para nossa saúde. Fonte: Pixabay.
O efeito pet em respostas fisiológicas

A presença de um pet também pode regular as respostas fisiológicas frente a situações estressantes. Em laboratório, pode-se simular uma situação estressante através da tarefa denominada de Trier Social Stress. Nessa tarefa, o participante é exposto a diferentes situações estressantes como, por exemplo, falar em público e realizar cálculos mentais. A presença de um cão durante a realização da tarefa reduz os batimentos cardíacos nas pessoas. Além disso, a presença do cão também diminui a quantidade de cortisol, hormônio secretado em situações estressantes. É interessante mencionar que a presença de um amigo próximo durante a realização da tarefa não tem esses mesmos efeitos. A partir destes dados, os pesquisadores sugerem que cães atenuam componentes da resposta a um estressor, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças associadas ao estresse.

Pets são um suporte social

Animais de estimação também fornecem suporte social, que é crítico para nosso bem-estar. Pessoas com pets relatam maior auto-estima, menos sentimento de solidão, são mais ativas fisicamente e se sentem mais felizes. É interessante ressaltar que o suporte social fornecido pelo pet complementa, e não compete, com o suporte social provido por outras pessoas. Isso sugere que o apoio social do pet não é utilizado para suprir uma carência de suporte social humano.

Assim, nestes tempos de COVID-19 e distanciamento social, nossos animais de estimação podem ser aliados super valiosos no combate ao estresse, solidão e ansiedade gerados pelo momento. 

REFERÊNCIAS

Carr D C, Taylor MG, Gee NR, Sachs-Ericsson N. Psychological health benefits of companion animals following a social loss. The Gerontologist. 2020.

Herrman H, Saxena S, Moodie R. Promoting Mental Health: concepts, emerging evidence, practice: a report of the World Health Organization, Department of Mental Health and Substance Abuse in collaboration with the Victorian Health Promotion Foundation and the University of Melbourne: World Health Organization. 2005.

McConnell AR, Brown CM, Shoda TM, Stayton LE, Martin CE. Friends with benefits: on the positive consequences of pet ownership. Friends with benefits: on the positive consequences of pet ownership. Journal of personality and social psychology. 2020.

Serpell J. Beneficial effects of pet ownership on some aspects of human health and behaviour. Beneficial effects of pet ownership on some aspects of human health and behaviour. Journal of the royal society of medicine. 1991.

Pfefferbaum B, North CS. Mental Health and the Covid-19 Pandemic. New England Journal of Medicine,.2020.

Polheber JP, Matchock RL. The presence of a dog attenuates cortisol and heart rate in the Trier Social Stress Test compared to human friends. Journal of behavioral medicine, 2014.

Powell L, Edwards KM, McGreevy P, Bauman A, Podberscek A, Neilly B, Stamatakis E.Companion dog acquisition and mental well-being: a community-based three-arm controlled study. BMC public health. 2019.

Facebook Comments
COMPARTILHAR: